Roupas para profissionais da saúde: principais cuidados na hora de lavar

Como você já deve saber, o mais comum quando falamos a respeito de roupas para profissionais da saúde, é o conjunto branco geralmente do pescoço aos pés.

E, sabemos que usar branco todo dia, requer uma lavagem muito constante, o que infelizmente é um problema para muitas pessoas.

Nem tanto pelo fato de precisar lavar com muita constância, mas sim, porque as roupas de cores brancas acabam depois de muitas lavagens, perdendo a cor viva e o seu brilho, ficando opacas e amareladas.

Além disso, sem contar que qualquer erro pode ser fatal, manchando parcialmente ou completamente a roupa.

No entanto, você sabia que é possível lavar as roupas para profissionais da saúde da forma correta, e fugir desse tipo de coisa?

Até porque, hoje, poucas são as pessoas que realmente sabem lavar roupas brancas da maneira correta.

Portanto, confira a seguir quais são os principais cuidados na hora de lavar, para conservar uma roupa sempre bonita.

Cuidados nas roupas para profissionais da saúde: Lave as roupas brancas separadas das coloridas

Profissionais da área de saúde

Se você não quer correr o perigo de sua roupa de trabalho sair manchada com outras cores, faça sempre uma lavagem especialmente para ela.

Até porque, muitas roupas coloridas costumam largar um pouco de tinta quando entram em contato com água, o que ao tocar na cor branca, pode manchar, e assim fazer você perder aquela peça de roupa.

Ou seja, mesmo que não seja tão prático realizar duas ou mais lavagens, tome esse tipo de cuidado, e evite um possível desastre.

Cuidados nas roupas para profissionais da saúde: Não use alvejante

Sim! Diferente do que muitas pessoas imaginam, o alvejante, ou conhecido por muitos como água sanitária, não vai deixar sua roupa “mais branca”.

Dessa forma, esse tipo de composto químico ao entrar em contato com a roupa, poderá amarelar ou até mesmo desgastar o tecido, diminuindo sua durabilidade.

Além disso, sabe quando o branco não tem mais vida? Parece que está em uma cor fraca? O alvejante pode ser um dos fortes responsáveis por isso.

Sem contar também, que qualquer nome, detalhe ou etiqueta que tiver na sua roupa, como no caso dos profissionais da saúde, o nome e a especialidade, essa poderá perder a sua cor, pois o alvejante com qualquer coisa colorida não se dá bem.

Portanto, ao invés de usar água sanitária, use os produtos corretos para tecidos brancos, como água-oxigenada ou alguns compostos específicos, como o Vanish.

Cuidados nas roupas para profissionais da saúde: cuidado com o ferro de passar

Na hora de passar o ferro na roupa para profissionais da saúde, tome muito cuidado com o ferro.

Até porque, cada peça de roupa tem a temperatura de passar correta, e muitas, inclusive, nem pode ser passada no ferro.

Ou seja, evite problemas e consulte a etiqueta.

Lembrando que isso serve para todas as roupas, incluindo o sutiã no caso das mulheres, onde muitas acabam errando em passar o ferro nesse tipo de produto e dentre outras coisas.

Aqui vemos a importância também de você comprar um sutiã de qualidade, como o da BRA Lingerie, a fim de que venham indicados todas as principais formas de uso, desde a lavagem até a secagem e uso.

Cuidados nas roupas para profissionais da saúde: tirar manchas com bicarbonato de sódio

Um forte aliado no seu durante os cuidados para manter as roupas para profissionais da saúde sempre brancas, é usar o bicarbonato de sódio.

Dessa forma, esse tipo de componente ao entrar em contato com o tecido, possui uma reação química semelhante ao detergente, removendo manchas.

Por exemplo, nos casos de manchas mais difíceis, como gordura, você pode colocar um pouco de água quente no local e em seguida usar o bicarbonato.

A água quente irá amolecer as partículas, e o bicarbonato de sódio vem removendo a camada.

O preço desse produto é bastante baixo, e pode trazer um grande resultado.

Cuidados nas roupas para profissionais da saúde: seque na sombra

Por fim, mas não menos importante, não seque suas roupas no sol.

Essa dica serve para praticamente todas as cores de tecido, mas em especial para o branco, que com o sol, pode perder muito mais rápido o seu brilho e cor.

Desse modo, se as suas roupas foram feitas nos seguintes tecidos principalmente:

  • Algodão
  • Linho
  • Viscose
  • Modal
  • Nylon

Deve-se evitar colocar elas no sol para secar.

Em contrapartida, o tecido do tipo poliéster, usado geralmente em jalecos e algumas outras peças de roupas, são mais resistentes, e podem ser secados no sol com prudência.

Portanto, descubra qual tipo de tecido faz parte da sua roupa, e garanta todo o cuidado necessário.

Considerações finais

Agora que você conhece os principais cuidados nas roupas para profissionais da saúde, o que está esperando para garantir o branco dos tecidos?


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.