5 Equipamentos e acessórios para treinar em casa

Manter-se ativo, praticando exercícios em sua residência, é uma solução para quem está evitando o uso de academias ou não tem muito tempo disponível para os treinos. 

Existem diversos aplicativos, sites e vídeos para ajudar a começar a prática de exercícios em domicílio. O auxílio de alguns equipamentos é vantajoso para que seu treino seja eficiente.

Quer começar a fazer atividades sem precisar se deslocar para uma academia? Continue conosco para saber os benefícios de fazer exercícios em casa e conhecer cinco equipamentos e acessórios para lhe auxiliar.

Quais são os benefícios de praticar exercícios em casa?

Há diversas vantagens ao escolher treinar em casa. Mesmo que você tenha pouco espaço disponível, que o tempo seja curto e não tenha experiência, começar a se movimentar no seu lar é benéfico para o corpo e para a mente.

Entre as vantagens, estão:

  • otimizar o tempo;
  • diminuir a ansiedade;
  • melhorar a qualidade do sono;
  • minimizar dores musculares;
  • aumentar a liberação de endorfina (hormônio do bem-estar);
  • afastar o sedentarismo.

Além disso, outro benefício de treinar na residência é a economia financeira. Sem a necessidade de usar uma academia, você não precisa gastar com a matrícula e com as mensalidades.

As vantagens de fazer exercícios são adquiridas conforme eles são feitos com frequência. Por isso, é preciso ter disciplina para fazê-los em casa.

Determine um horário para realizar o treino. Planeje quais serão os dias na semana que praticará e quais são os exercícios que você fará.

É recomendado pela Organização Mundial de Saúde 150 a 300 minutos semanais de atividade física aeróbica com intensidade moderada. Você pode dividir esse tempo durante a semana, fazendo de 25 a 50 minutos por dia.

Quais são os tipos de exercícios que posso fazer em casa?

Antes de começar uma prática de exercícios, o ideal é consultar, seja de maneira online ou presencial, com um profissional capacitado na área.

Um personal trainer pode lhe passar um treino específico, dar suporte na realização dos movimentos e fazer os ajustes necessários nos exercícios.

Além disso, vídeos de treinadores e plataformas especializadas podem lhe guiar nesta jornada.

Entre as opções para fazer exercícios em casa, estão: 

  • polichinelo;
  • pular corda;
  • dança;
  • HIIT (treino intervalado de alta intensidade);
  • agachamento;
  • yoga.

Não desanime, caso a atividade escolhida não seja agradável. Tente outras formas de se exercitar e utilize outros equipamentos.

Quais os equipamentos e acessórios comprar para treinar em casa?

Começar a fazer exercícios em domicílio pode ser um pouco confuso sem todos aqueles equipamentos que uma academia possui. Afinal, como conseguir movimentar o corpo sem o auxílio deles?

Com poucos equipamentos e acessórios já é possível começar a praticar exercícios em sua residência. Confira, na lista abaixo, como montar a sua academia particular.

1. Corda

Seja qual for o seu objetivo fazendo exercícios, a corda é um ótimo equipamento para se ter por ser prático, leve e fácil de guardar.

Sendo uma atividade aeróbica, pular corda auxilia na queima de gordura, aumenta a frequência cardíaca e melhora o equilíbrio.

Esse tipo de equipamento pode ser usado para pulos tradicionais, no qual os dois pés saltam juntos, simulando uma corrida, com pés alternados ou em movimentos avançados, como salto duplo e braços cruzados.

2. Tapete para exercícios

É um acessório indispensável para uma academia em casa, pois auxilia a evitar quedas e a diminuir o impacto do corpo com o chão.

O tapete para exercícios pode ser usado em qualquer prática que necessite de estabilidade e segurança, como yoga, pilates, funcional e abdominais.

3. Elásticos mini bands

Versáteis e práticas, mini bands são elásticos que podem ser usados de diversas formas durante os treinos.

As faixas elásticas colaboram para a perda de peso e o fortalecimento de vários grupos musculares, como pernas e braços.

Esse equipamento pode ser usado em treinos de musculação, yoga e funcionais. Além disso, estão disponíveis,geralmente, em quatro intensidades: leve, média, forte e extraforte. 

4. Bola de ginástica 

Excelente para indivíduos que querem trabalhar o equilíbrio, melhorar a postura e fazer alongamento.

A bola de ginástica pode ser usada em exercícios simples, como flexão, abdominal e agachamento. Porém, é possível utilizá-la em exercícios de relaxamento e em movimentos mais avançados, para o fortalecimento das pernas e braços, entre outras partes do corpo.

5. Halteres

Esse equipamento é utilizado para fortalecer os músculos dos braços. É prático, fácil de encontrar com diferentes pesos e também pode ser usado para trabalhar costas, cotovelos, ombros, peito e punhos.

Os halteres são recomendados para treinos musculares, de agilidade e para melhorar a movimentação do corpo. 

Fazer uma atividade física diariamente é um ato positivo para o coração, o corpo e a mente. Encontre o exercício que você mais gosta e se sinta bem fazendo. Para isso, é interessante conhecer os seus diversos tipos e testá-los.

Como mencionamos ao longo do texto, há vários equipamentos e acessórios para treinar em sua residência que potencializam e facilitam a prática de atividades físicas. É possível montar sua academia personalizada com alguns deles e sair do sedentarismo.

Gostou deste artigo? Compartilhe com amigos e familiares que tenham interesse em praticar exercícios em casa.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.