
Já ouviu falar no chá da erva Santa Maria ou na vitamina do Mastruz com leite? Vamos falar sobre seus magníficos benefícios!
Mentruz, mastruz ou erva de Santa Maria é uma planta muito conhecida onde suas folhas são muito utilizadas pelos antigos até os dias de hoje como erva medicinal através de seu chá ou com leite (mastruz com leite).
Mais abaixo, temos a receita do seu chá e também como prepará-lo com leite. Antes, veremos seus inúmeros benefícios para a saúde.
Origem do mentruz
Planta originária do continente americano, sendo encontrada no Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Conhecida popularmente como mastruço, mastruz, erva-formigueira, erva de santa maria, lombrigueira, ambrosina ou quenopódio.
Características
Suas folhas são verde escuras e suas flores são bem pequenas e são muito úteis para fazer chás. Possui um cheiro forte. Pode ser plantada em ambientes domésticos como vasos e quintais. Na roça, as folhas de mastruz batidas com leite são muito utilizadas para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como asma, bronquites e tuberculose. Seu chá é muito consumido para eliminar vermes.
Onde encontrar
Caso deseja comprar, suas folhas podem ser encontradas em feiras, hotifruttis lojas de produtos naturais e em supermercados, como folhas desidratadas (secas).
Fonte de Vitaminas e Minerais
É uma planta que tem propriedades cicatrizantes, antioxidantes, antifúngicas vermífugas, anti-inflamatória, antibióticas e fortalece o sistema imunológico por se rico em vitamina C.
Possui vitaminas A, B, C, contém grande concentração de cálcio, fósforo, ferro, potássio, zinco e arsênico. lepidina, polifenóis, flavonoides, alcaloides, arsênico.
Confira mais alguns benefícios do mentruz:
– Alivia dor muscular, reumatismo, osteoporose;
– Cuida de problemas digestivos como gastrite, prisão de ventre;
– Alívio das cólicas menstruais;
– Acelera a cicatrização de ferimentos;
– Funciona como antisséptico, eliminando fungos e bactérias;
– Auxilia no tratamento da malária;
– Ajuda na cicatrização de feridas;
– Utilizado no tratamento do Mal de Alzheimer;
– Repelente de insetos;
– Tratamento de vermes, parasitas e bactérias intestinais;
– Auxilia no tratamento de doenças respiratórias como asma, bronquite, pneumonia, tuberculose, rinite ou sinusite, gripe e resfriado. Funciona como ótimo expectorante.
Contra-indicações e efeitos colaterais
É uma erva milagrosa, muito estudada pela medicina alternativa. Se usada em doses altas ou em tempo prolongado pode ser prejudicial, como qualquer outro remédio. Pode causar problemas no fígado, azia, vômito, náuseas, palpitações do coração, danos no fígado, irritação na pele, dores de cabeça.
Em altas doses, ele pode provocar aborto. Devido a isso, é contra indicado para gestantes e crianças menores de 5 anos de idade.
CHÁ DE MASTRUZ OU ERVA DE SANTA MARIA E MASTRUZ COM LEITE
Vamos aprender a fazer? É muito fácil e rápido!
PREPARO DE MASTRUZ COM LEITE:
Coloque 1 copo de leite com mastruz picado no liquidificador. Depois, coloque em um copo e beba.
É aconselhável que seja consumido em 2 porções, em horários diferentes.
PARA ELIMINAR VERMES:
1/2 colher (sopa) de folhas de mastruz
1/2 litro de água
Coloque as folhas em uma panela com a água. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras (chá) por dia.
0 Comentários