O que é Aromaterapia, seus benefícios e indicações terapêuticas

Muito mais que perfumes para agradar, a Aromaterapia é um tipo de tratamento especial que visa curar e tratar diversos males através de óleos essenciais e específicos para cada mal, trazendo bem estar e a cura definitiva de doenças de todos os tipos.

A Aromaterapia também é uma terapia preventiva e considerada alternativa mas com ótimos resultados, que pode ajudar pacientes até mesmo em outros tratamentos médicos. Confira agora o que é Aromaterapia, seus benefícios para saúde e as indicações terapêuticas para uma melhor qualidade de vida.

O que é Aromaterapia

Ramo da Fitoterapia, o estudo das plantas medicinais, a Aromaterapia é a junção de aroma=cheiro agradável + terapia= tratamento que visa cura ou melhora e controla sintomas físicos ou mentais.

A prática terapêutica da Aromaterapia, visa usar as propriedades específicas das plantas medicinais para tratar inúmeros males, através do uso de óleos essenciais puros.

Os óleos essenciais são substâncias extraídas das plantas e possuem princípios ativos específicos e químicos, que podem diferenciar em cheiro, cor e até densidade do óleo. Na pele, esses óleos tem variados tipos de ação no organismo humano e podem ser comercializados na forma de cremes, óleos e loções, além de gel.

Os óleos essenciais possuem grande popularidade no ramo farmacêutico e cosmético, sendo no farmacêutico utilizado de várias formas como melaleuca para fazer antissépticos ou cravo da índia como analgésico. Já na área cosmética, os óleos essenciais basicamente perfumam os produtos como shampoos e sabonetes.

Benefícios dos Óleos Essenciais

Os óleos essenciais tem grande poder curador e cheio de benefícios como:

  • Antissépticos naturais;
  • Estimulante da regeneração celular;
  • Combate bactérias nocivas;
  • Alivio do estresse e dores no corpo;
  • Melhora a concentração;
  • Mais energia;
  • Melhora do humor.

São usadas várias plantas e flores na produção dos óleos essenciais e para se ter uma ideia, para produzir 1 litro de óleo essencial de lavanda, é preciso por volta de 350 kg das flores.

A lavanda é uma das flores mais utilizadas na fabricação de óleo essencial, por conta de seus inúmeros benefícios. Por exemplo, sabe-se que a lavanda ajuda no sono, já que seu perfume oferece mais quietude e noites de sono mais aprazíveis.

Outras plantas e flores importantes e utilizadas são o alecrim, que deixa as pessoas mais despertas, porém menos ansiosas. O Gerânio, equilibra a produção de hormônios femininos e alivia a TPM nas mulheres em fase fértil e diminui os efeitos da menopausa.

O Eucalipto é ótimo para limpar as vias respiratórias e combate infecções. A laranja promove o bom humor e combate casos leves de depressão. A canela auxilia no esgotamento físico e mental, combatendo os sintomas e dando mais energia.

Indicações terapêuticas da Aromaterapia

A Aromaterapia pode ser utilizada de várias maneiras terapêuticas, sendo a mais comum por massagens. Na massagem, é utilizada apenas um pouco do óleo indicado é além de exalar o odor característico e promover o tratamento interno, também acontece o tratamento externo, como a melhora da circulação sanguínea e do sistema linfático.

Outras formas de utilizar a Aromaterapia é através da difusão, que exala no ambiente o odor necessário para o tratamento do paciente. Inalação Direta, que consiste na inalação do óleo em efusão, escalda pés, que é a utilização de óleos essenciais e perfumados em água quente, para relaxar os pés e por fim compressas aromáticas, indicadas para serem colocadas em áreas do corpo onde exista dores, por exemplo.

Saiba um pouco mais sobre Aromaterapia

Quer aprender todas técnicas da Aromaterapia e se tornar um profissional especializado na área? Que tal mais essa qualificação para seu currículo? Faça cursos gratuitos com certificados online de Aromaterapia e garanta sua capacitação com certificado reconhecido em todo Brasil.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *