Certificado do Ensino Médio em apenas 1 dia – Saiba de todo os detalhes sobre a prova!

Você possui vontade de obter seu certificado de Ensino Médio mais não possui muito tempo para estudar? Confira como obter seu certificado em apenas uma dia!

O método mais fácil de obter o seu Certificado do Ensino Médio em apenas 1 dia é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O Encceja uma prova promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ela acontece uma vez por ano em todo o território brasileiro.

O principal objetivo dessa prova é dar a oportunidade de que adultos e jovens que terminaram o ensino médio possam ter a chance de obter o seu certificado dessa fase de ensino de forma totalmente gratuita.

Para realizar a prova os candidatos devem ter 18 anos ou mais e assim realizar a prova para requerer o seu diploma do Encceja nessa fase de ensino, mesmo que não tenham alcançado o diploma do ensino fundamental. 

No ensino médio, o Encceja traz quatro provas objetivas, cada uma delas conta com quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões e de múltipla escolha e ainda o candidato deve elaborar uma redação. Isso tudo é estabelecido pela legislação vigente no Brasil!

Como requerer o certificado do Encceja?

O Exame é pelo Inep em conjunto com as secretarias municipais e estaduais de educação que se encontram em todo o território nacional. O Inep aplica a prova, só que a emissão do certificado e também da declaração é responsabilidades das secretarias citadas acima e institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que possuem o termo de adesão firmado.

Conforme o Inep, mais de 400 instituições certificadoras estão com seus cadastros em dia. Para que o candidato possa realizar o requerimento do certificado do exame ele deve prestar atenção no momento que for fazer a inscrição. Isso porque nessa hora que o candidato vai escolher a instituição que vai emitir o seu certificado conforme a lista do Inep.

Edital Encceja 2020

É muito importante levar em consideração que todos detalhes sobre o Exame são confirmadas pelo Edital que é divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), através do Inep.

É preciso que os candidatos sigam o Edital ENcceja 2020, visto que, é ele que vai trazer todos os detalhes sobre as informações oficiais sobre as datas, locais de prova e todas informações que são preciosas para quem deseja obter o seu diploma de conclusão do Ensino médio.

Confira os detalhes mais importantes que estão no Edital Encceja 2020:

  • Orientação do candidato: é nesse documento que você fica sabendo informações que vão desde quais são os documentos obrigatórios do Encceja no dia do exame até o tipo de caneta que você deve usar; 
  • Detalhes sobre as inscrições do Encceja 2020: você fica sabendo tudo sobre os prazos específicos, datas das provas e muito mais; 
  • Locais de prova: a informação mais procuradas depois que a inscrição é feita. Pelo edital você poderá saber exatamente quais municípios contarão com a aplicação do exame (na última edição foram um total de 613 cidades);
  • Detalhes sobre atendimento especializado ou específico (caso o candidato tenha necessidade); 
  • O que pode levar no dia da prova do Encceja e aquilo que é proibido de entrar na sala de aula.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.