O que fazer quando o tapete começa a esfarelar?

Dicas importantes para evitar que a base do tapete esfarele.

Diferente dos tapetes de fibras naturais, os sintéticos possuem uma base constituída de látex ou cola. Por isso, os cuidados são muito importantes para que a base do seu tapete não esfarele.

É comum, com o passar do tempo, a base do seu tapete esfarelar caso você não siga corretamente alguns cuidados. Foi pensando nisso que os especialistas da itsallclean empresa de cleaning reuniu dicas importantes para manter todas as peças em um bom estado por um período maior de tempo.

“O barato sempre sai caro”

Na hora de adquirir um produto, a primeira coisa que deve ser levado em consideração é a qualidade do produto. Em alguns casos, um tapete que custa mais barato significa que a constituição da base do mesmo é inferior, e com isso, a durabilidade do produto é menor.

Jamais dobre seu tapete

Nunca dobre ou enrole seu tapete por muito tempo também faz com que a base esfarele mais rápido, sua durabilidade diminui. Se for preciso dobrar, certifique-se que a base vai ficar para o lado de fora, seguindo o movimento natural da colocação das fibras.

Quanto menos água, melhor na hora de lavar seu tapete

Está fora de cogitação molhar seu tapete completamente, pois, o látex ou cola, é muito sensível à água e umidade. Você pode fazer a limpeza com uma vassoura e aspiradores e, se precisar de uma higienização mais profunda, é melhor procurar um especialista para manter a peça em boas condições.

Não exponha seu tapete ao sol por muito tempo

Nunca exponha seu tapete ao sol por muito tempo, isto pode esfarelar mais rápido a base já que, resseca o látex ou cola.

Consulte um especialista

Se acontecer algum dano no seu tapete, o ideal é levar em uma casa especializada, para verificar a peça. Em alguns casos a recuperação compensa, mas em outros é melhor trocar em um novo.

Porque o tapete esfarela?

São muitos os fatores que fazem a base do tapete esfarelar.

O excesso de sol

O excesso de água

Se dobrar por muito tempo

Se você comprar um produto abaixo do preço, certamente não vai ter uma boa qualidade

O uso de produtos químicos

Um móvel pesado em cima 

O que fazer quando o tapete começa a esfarelar?

Quando seu tapete começar a esfarelar, é indicado passar uma escova de nylon para que os farelos se solte, em seguida passe o aspirador e pinte com tinta de parede látex, passar de 2 a 4 demãos a primeira demão tem que ser aplicada com rolo.

Como recuperar meu tapete?

Para recuperar seu tapete e ele ficar parecendo novo, o ideal é fazer a higienização e secagem de forma correta tomando alguns cuidados. Veja que cuidados tomar na hora de lavar seu tapete:

Não use muita água, faça a higienização com vassoura e aspirador de pó

Faça a limpeza corretamente

Seque bem seu tapete de preferência na sombra

Passe a escova no seu tapete. 

Como recuperar o antiderrapante do tapete?

Se a base do seu tapete esfarelou e você quer recuperar, é indicado que você leve para uma pessoa especializada, mas caso você não queira gastar dinheiro existem algumas dicas simples para recuperar seu tapete.

Vire o tapete deixando o lado macio para baixo, em seguida passe uma demão de tinta acrílica com um rolo, depois dê mais três demão e deixe secar. Outra alternativa é fazer linhas verticais em todo o tecido com cola quente.

Qual a melhor tinta para pintar tapetes?

São usadas várias tintas, tanto a tinta acrílica quanto a tinta de tecido, mas algumas pessoas preferem a tinta de tecido, pois acham que a tinta acrílica fica um pouco dura, também pode ser usada a tinta spray.

O que passar embaixo do tapete?

Para passar embaixo do tapete é indicado a resina antiderrapante Dumello, além de ficar antiderrapante ainda impermeabiliza a peça dando mais segurança e durabilidade ao produto. Outras pessoas usam cola , tinta spray, tinta acrílica, entre outros.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.