Como o colágeno pode te ajudar?

Até agora, você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios do colágeno para a saúde, mas como ele pode te ajudar?

Neste artigo, você aprenderá como o colágeno pode ajudar seu cérebro, coração, intestinos, articulações e muito mais. 

Você também aprenderá as melhores fontes e tipos de colágeno e como é fácil incluí-lo no seu plano de dieta.

O que é colágeno e por que é importante?

Para entender por que o colágeno é vital para sua saúde, você precisa saber quatro coisas:

Esta é a proteína mais comum em seu corpo. É também uma das proteínas mais vitais.

O colágeno é uma proteína estrutural. Ele age como a cola que mantém seu corpo unido. Uma vez que é a parte principal do seu tecido conjuntivo, o colágeno mantém a estrutura e a integridade da sua pele, tecido muscular, ossos e tendões.

Ele envia sinais importantes para suas células. Esses sinais podem combater a inflamação e reparar as células danificadas.

Sua produção de colágeno diminui naturalmente com a idade. Portanto, você pode precisar tomar suplementos.

Você pode estar familiarizado com o colágeno como um ingrediente popular em produtos e tratamentos cosméticos. O colágeno tem sido elogiado por sua capacidade de hidratar a pele, minimizar linhas finas, reduzir a aparência de estrias e promover o crescimento do cabelo.

Mas antes de começar a aplicar o creme na pele para reabastecer o nível de colágeno, você deve saber que a aplicação tópica de colágeno não trará vantagens nesta lista.

Porque você precisa usar colágeno para obter benefícios à saúde. Quando ingerido, o colágeno pode afetar o cérebro, o coração e o sistema digestivo, mas as proteínas são grandes demais para penetrar nas células da pele.

Esses cremes tópicos de colágeno e elastina são na verdade apenas um exagero de marketing.

Dica: Ao tomar um suplemento de colágeno, tome vitamina C para absorver melhor os nutrientes.

1: suporta a função cerebral saudável

Um tipo de colágeno (conhecido como colágeno IV) pode impedir a ocorrência da doença de Alzheimer. 

O beta amiloide é um tipo de aminoácido que se une para formar placas que são comumente encontradas no cérebro de pacientes com doença de Alzheimer.

Ao aumentar sua ingestão de colágeno, você pode criar uma forma de proteção para o cérebro que combate as mesmas proteínas beta-amiloides que atacam os neurônios e causam a doença de Alzheimer. 

2: promove a saúde do coração

O colágeno pode ajudar a diminuir o colesterol e prevenir doenças cardíacas. 

O acúmulo de placa é o que obstrui as artérias, impedindo o fluxo sanguíneo para outros órgãos. O colágeno pode ajudar a evitar esse acúmulo nos vasos sanguíneos, protegendo contra um ataque cardíaco e derrame.

3: Suporta função intestinal saudável

A síndrome do intestino irritável e a síndrome do intestino permeável são duas condições dolorosas nas quais o trato digestivo e a mucosa gástrica ficam inflamados e irritados. 

Os nutrientes e substâncias tóxicas “vazam” de volta para a corrente sanguínea, em vez de serem processados. Estresse, má nutrição, medicamentos prescritos, excesso de álcool e um estilo de vida sedentário podem contribuir para esses transtornos gastrointestinais.

Isso afeta adversamente sua saúde digestiva, causando efeitos colaterais desagradáveis, como inchaço, fadiga, indigestão, diarreia, constipação e desnutrição. 

Em vez de serem absorvidos, vitaminas e minerais passam pelo seu sistema.

4: alivia a dor nas articulações e joelhos

Você não precisa ser um atleta para sentir dores nas articulações. Independentemente de seu trabalho o manter acorrentado à mesa ou se você estiver em pé o dia inteiro, a dor nas articulações pode ocorrer de tempos em tempos.

Algumas pessoas são tão sensíveis que mudanças bruscas no clima são suficientes para fortalecer suas articulações. O colágeno pode fornecer alívio natural. 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *