O primeiro sorriso do bebê: quando meu bebê sorrirá pela primeira vez?

Na primeira vez em que seu bebê sorri para você, todas as noites sem dormir, enjôos matinais e estresse do recém-nascido parecerão subitamente valer a pena, um milhão de vezes. Não há nada mais doce do que o rosto de uma criança se iluminando com feliz reconhecimento ou prazer.

Sorrir também é um sinal bem-vindo das crescentes habilidades sociais do bebê , agora que seu recém-nascido está fazendo a transição de um bebezinho sonolento para uma pessoa sociável e irresistível.

Quando meu bebê sorrirá pela primeira vez?

Você provavelmente já ouviu – da sua sogra, seu pediatra e todos os seus amigos com crianças – que os sorrisos de um bebê recém-nascido provavelmente são “falsos” até que o bebê tenha pelo menos 1 mês de idade. A infeliz verdade é que eles estão certos. (Mas se você preferir não acreditar ou se importar, tudo bem!)

Mas os recém-nascidos realmente sorriem por outras razões: alguns sorriem porque estão adormecendo, sentindo-se confortáveis ​​e satisfeitos ou fazendo xixi. Sinta-se livre para se divertir com aqueles doces primeiros sorrisos, não importa qual seja a causa deles. Quem poderia te culpar, não é mesmo?

Antes de lançar seu primeiro sorriso social completo, você pode ver seu bebê fazendo muitas tentativas de sorrir, praticando e explorando como a boca se move. Seu primeiro sorriso social “verdadeiro” provavelmente ocorrerá entre as semanas 6 e 8 (e geralmente não antes das semanas 4 a 6), e provavelmente será em resposta ao reconhecimento de alguém muito especial: mãe ou pai. Para um sorriso social, ele usa todo o rosto, não apenas a boca – você notará a diferença quando a vir!

Como posso incentivar meu bebê a sorrir?

Para ajudar seu bebê, sorria para ele, abrace-o, brinque com ele e converse com ele frequentemente, inclusive nos passeios com o carrinho de bebê virado para você ou para o mundo. Você não pode estragar um recém-nascido, e vários estudos mostram que os bebês que recebem muito cuidado e carinho dos pais desenvolvem-se mais rapidamente, têm cérebros maiores e são mais sociáveis. Então, se você mal pode esperar para ver esses primeiros sorrisos de verdade, aconchegue-se e sorria para ele como se o bebê fosse a melhor coisa do mundo (o que, na verdade, ele é).

E se meu bebê ainda não estiver sorrindo?

Assim como alguns adultos são mais rápidos em sorrir do que outros, alguns bebês também. Se sua criança de um mês ainda não estiver sorrindo, não se assuste. Esse primeiro sorriso “real” pode parecer frustrantemente ilusório, porque mesmo para alguns dos bebês mais felizes, pode acontecer a qualquer momento entre 4 semanas e 4 meses de idade.

Você já deve ter ouvido falar que um atraso no sorriso é considerado um indicador precoce do distúrbio do espectro do autismo. E, embora isso seja verdade, um atraso no sorriso raramente é o único sintoma que uma criança no espectro do autismo exibirá. Se seu filho não sorri há quatro meses, mas vocaliza, faz contato visual e responde a sugestões verbais e visuais, ele pode não ter uma personalidade naturalmente sorridente – pelo menos, não nesta fase inicial de seu desenvolvimento. Discuta quaisquer preocupações que você tenha com seu pediatra.

Qual é o próximo marco para o bebê depois do primeiro sorriso?

Na mesma época em que seu bebê sorri pela primeira vez, ele provavelmente também estará praticando e colocando-se no caminho de outro desenvolvimento social emocionante:  a primeira risada do bebê. Aproveite tudo!

Quando esperar: Muitos bebês riem alto pela primeira vez aos 3 ou 4 meses de idade, embora a primeira risada possa vir mais tarde para muitos outros bebês. A primeira risada do bebê pode ser inspirada por algo tão simples quanto ver um brinquedo, animal de estimação ou pessoa favorita (que seria você, mamãe e papai). Embora essas risadas e sons iniciais sejam deliciosos de assistir, também são gratificantes para o bebê – ele adora ouvir sua própria voz e ver as reações dos outros. Depois que o bebê descobre como rir, ele pode rir “apenas porque” – afinal, rir é bom, e é um som novo e divertido de se fazer.

Continue incentivando risadinhas e risos conversando com seu bebê frequentemente.

Rir é um dos primeiros e mais divertidos passos para socialização e comunicação. E com um pouco de tempo (e muita estimulação!) seu bebê estará acenando, balbuciando e brincando com você antes que você perceba.

Gostou do texto? Deixe um comentário nos contando como foi o primeiro sorriso do seu bebê ou as expectativas que você tem em relação a isso. Não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

Sou Marília Tannuri Verni, mãe de 2 meninos (Ian – 12 anos e Lorenzo – 5 anos), publicitária, idealizadora do Portal Grávida em Campinas e Proprietária da Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *