Como regularizar uma farmácia e drogaria

Você já cogitou a possibilidade de abrir uma farmácia e drogaria? Em tempos de crise e pandemia, esse é um ramo de negócios que se mantém fortalecido pois atende a uma das demandas mais básicas da população: a saúde. Fique de olho neste artigo e saiba como a contabilidade farmácia funciona.

Uma das principais dúvidas de profissionais farmacêuticos e investidores do setor diz respeito à regulamentação da empresa. Há uma série de peculiaridades que o segmento exige para que sejam cumpridas as determinações legais.

No entanto, com a orientação correta, é possível começar com o pé direito. Pensando nisso, preparamos um conteúdo direcionado a empreendedores que almejam iniciar ou regularizar a situação de sua farmácia e drogaria. Aproveite para tirar as suas dúvidas!

Exigências legais para regularizar uma farmácia

Farmácias e drogarias são consideradas estabelecimentos da área da saúde de acordo com a Lei nº. 5.991, de 17 de dezembro de 1973. Por conta disso, deve possuir os seguintes documentos de regulamentação:

  • AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa): emitida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • AE (Autorização Especial): emitida pela ANVISA caso haja atividades que caracterizem a empresa como uma farmácias de manipulação;
  • CRT (Certificado de Regularidade Técnica): emitido pelo CRF (Conselho Regional de Farmácia);
  • Alvará Sanitário ou Alvará de Saúde: emitido por agências municipais, regionais ou estaduais de Vigilância Sanitária.

Uma boa assessoria de contabilidade farmácia colabora para a obtenção de todos esses documentos. Além de solucionar outros requisitos burocráticos, tais como:

  • Laudo de Inspeção do Corpo de Bombeiros;
  • Licença ou Alvará de Funcionamento de Empresa;
  • Registro nas Juntas Comerciais;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Inscrição Estadual (IE).

Esses são documentos que toda e qualquer empresa necessita para desempenhar as suas atividades. Eles devem ser renovados periodicamente para garantir a as condições legais de qualidade e segurança do estabelecimento e dos serviços prestados.

É fundamental, ainda, a elaboração de um compilado impresso que descreva os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) da empresa, as suas responsabilidades, o grau técnico dos colaboradores, a manutenção da higiene, o descarte adequado de lixo especial, entre outros itens. Esse compêndio é chamado de Manual de Boas Práticas em Farmácia ou Drogaria e é previsto na resolução 44 de 2009 da ANVISA.

Uma contabilidade farmácia responsável jamais deixa essas exigências passarem batidas. Afinal de contas, a negligência com a lei pode resultar em multas, em notificações e inclusive no fechamento da empresa na ocorrência de fiscalizações.

Planejamento financeiro, tributário e marketing de farmácias e drogarias

As demandas legais para a regularização de farmácias e drogarias são inúmeras. Mas essa não é a única preocupação para quem decide investir no segmento, tendo em vista a concorrência acirrada. Assim como acontece com qualquer outra empresa, é fundamental ter controle sobre a parte administrativa do negócio em suas mais variadas esferas.

Nesse sentido, a contabilidade farmácia também deve estar atenta a aspectos fundamentais para a manutenção da saúde financeira do negócio. Dentre os planos estratégicos da empresa, devem estar:

  • Planejamento financeiro: na assessoria prestada pela Nogal Contabilidade, há uma equipe de profissionais qualificados e com uma ampla experiência no planejamento financeiro das empresas para que elas sejam autossuficientes e capazes de obter uma margem de lucro vantajosa;
  • Planejamento contábil: para solucionar possíveis problemas financeiros, nosso time de especialistas dá suporte ao gestor para encontrar o seu ponto de equilíbrio na contas, controlar melhor o estoque, demonstrar resultados e conseguir um retorno consistente diante dos investimentos realizados;
  • Planejamento tributário: também contribuímos para a economia com impostos e tributos que impactam negativamente nos rendimentos da empresa, adequando as suas atividades no modelo tributário mais interessante para as proporções do negócio e área de atuação;
  • Planejamento de marketing: sem a necessidade de investimento em grandes campanhas publicitárias, temos uma equipe que atua na fidelização e aumento do número de clientes via redes sociais. Dessa forma, você pode usufruir das facilidades da internet para obter mais alcance, um atendimento online humanizado e contar com uma segmentação de público que alavanque as suas vendas e garanta o fluxo de caixa adequado.

Viu só como investir em uma equipe de profissionais em contabilidade farmácia terceirizada pode ser proveitoso para o seu negócio? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.