O que é Aromaterapia e quais os seus benefícios

Claro que você já ouviu falar de aromaterapia muitas vezes, mas você realmente sabe quais são seus usos e benefícios? A realidade é que essa disciplina existe há muitos séculos, as primeiras civilizações já usavam ervas e seus extratos para fins terapêuticos e de cuidado pessoal.

A aromaterapia utiliza óleos essenciais de plantas aromáticas, flores e frutas, para fins medicinais. É o resultado de uma série de reações químicas que produzem um aroma muito característico.

Embora não seja considerado um medicamento tradicional, é conhecido por seus grandes benefícios e, por isso, muitas vezes se torna um complemento aos tratamentos convencionais. 

Há uma variedade de óleos essenciais, tantos quanto as plantas da natureza, e cada um tem benefícios diferentes para o nosso corpo e bem-estar. Na Aroma Help há uma extensa gama de óleos essenciais, por isso o resultado e seus benefícios se multiplicam exponencialmente. 

Usos e benefícios da aromaterapia

Os óleos essenciais além de os inalar em um difusor eletrico, também podem ser utilizados para massagens terapêuticas e banhos relaxantes. Se nunca os utilizou, pode começar por adicionar algum tipo de óleo essencial ao creme habitual ou aproveitar o difusor para animar a casa.

Cada vez que o cheiro entra em nosso nariz, ele estimula os nervos olfativos que enviam esses odores na forma de um sinal químico para o cérebro, especificamente o hipotálamo e o sistema límbico. 

Este último é responsável pela modulação das emoções básicas e, portanto, podemos deduzir que existe uma relação direta entre o que cheiramos e nosso humor. Dependendo do tipo de óleo que cheiramos, a sensação que ele pode nos dar é de um ou de outro.

Por exemplo, para conseguir uma sensação de calma e relaxamento, a Aroma Help recomenda lavanda ou camomila, para estimular mentalmente a canela é uma boa escolha e, para nos revitalizar, limão ou gerânio funcionam muito bem.

Precisamos entender que, nesse sentido, existe até um ramo da psicologia que estuda os efeitos que os cheiros têm na mente humana ou por que tendemos a relacionar nossas memórias e sentimentos a certos cheiros específicos.

Como mencionado acima, os óleos essenciais são altamente recomendados para complementar um tratamento tradicional, graças às suas notáveis ​​propriedades anti inflamatórias, anti-infecciosas (antibacterianas e antivirais) e fungicidas. 

Em alguns casos, os mais utilizados são para infecções dermatológicas, como eczema, psoríase, acne ou cicatrizes. Eles também são altamente recomendados para tratar desequilíbrios do sistema imunológico, como infecções e doenças relacionadas principalmente ao trato respiratório. 

E, finalmente, eles também são usados ​​em distúrbios do sistema nervoso, como depressão, ansiedade, desequilíbrios emocionais ou taquicardia.

Esses poderiam ser alguns dos principais usos desses óleos essenciais, mas a aromaterapia tem muitos outros analgésicos, benefícios anti-histamínicos, também ajuda a fortalecer as defesas, é um estimulante e afrodisíaco e ajuda a prevenir o envelhecimento celular, graças às propriedades antioxidantes das plantas.

Aroma Help e aromaterapia

A Aroma Help é uma loja online, que tem de tudo. O objetivo é fornecer tudo o que o cliente precisa para ser atendido de forma integral, sustentável e ecológica.

Assumir um compromisso claro e abrangente, conseguindo melhorar a relação com o meio ambiente para que o nosso dia a dia não prejudique a sua essência. 

Por estes e muitos outros motivos, na Aroma Help têm estes óleos naturais, pois sabem que a aromaterapia é uma das formas mais gratificantes e eficazes de se cuidar naturalmente. É útil para todas aquelas pessoas que querem cuidar de si mesmas e melhorar seu humor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.